top of page

ATER

Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para associações e cooperativas da Agricultura Familiar.

Algumas das cooperativas 
e associações atendidas por nós.

União das Associações e Cooperativas Usuárias do Pavilhão 30 – UNACOOP

613740cb-a4cb-4749-bf51-43b6438d62cc.jpg
UNACOOP1.jpg

Com sede no Pavilhão 30, no CEASA da capital Rio de Janeiro/RJ, o empreendimento é o maior atendido pelo Programa Mais Gestão. Possui aproximadamente 853 associados distribuídos ao longo de todo o Estado, associando também em sua estrutura cooperativas e associações, atuando de modo a fortalecer uma rede mais ampla da agricultura familiar no Estado. A associação gerencia o pavilhão 30 da agricultura familiar no CEASA/RJ e comercializa um grande volume de produção tanto em mercados institucionais como privados, além de buscar por meio de sua atuação fortalecer organizações locais. A equipe da Cultiva, em uma de suas ações, trabalhou junto ao empreendimento a produção da cartilha de rastreabilidade e rotulagem de produtos vegetais frescos, que traz informações e orientações sobre a Instrução Normativa Conjunta MAPA/ANVISA n°01/2019. Dando prosseguimento nessa ação a equipe vem elaborando junto ao empreendimento o caderno de campo do agricultor, que visa dar suporte aos registros para o atendimento das exigências da rastreabilidade. 

Cooperativa Agrícola de Capacitação e Geração de Renda da Microbacia do Viera – COOPVIEIRA.

COOPVIEIRA3.jpg
COOPVIEIRA2.jpg

Localizada em Vieira, em Teresópolis/RJ, a COOPVIEIRA possui 41 cooperados em seu quadro e tem foco na comercialização de produtos via mercados institucionais e/ou privados. Ao longo do Programa Mais Gestão buscou expandir sua participação nos mercados institucionais e outros projetos de comercialização junto a Fundação Banco do Brasil. A equipe do Programa trabalhou junto ao empreendimento estudos de viabilidade econômica, análises técnicas sobre legislação tributária e revisão estatutária para ampliação da área de atuação e possibilidades de ações cooperadas junto a outros empreendimentos. A cooperativa é um exemplo da importância das políticas públicas para a estruturação dos empreendimentos da agricultura familiar, que a partir delas, novas alternativas são construídas internamente de acordo com cada realidade local. 

Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Rio Grande.

2019.10.02_Rio_grande_FT3 (1).jpg
2019.09.30_Rio_grande_FT2.jpg

Com sede na antiga Fazenda Rio Grande, em Nova Friburgo/RJ, o empreendimento conta com 28 associados que produzem de forma diversificada, principalmente olerícolas e atendem aos mercados locais e regionais e comercializam boa parte da produção junto ao CEASA de Conquista. A equipe da Cultiva atuou junto à organização dando suporte na organização da gestão interna, regularização documental, incentivo às práticas ambientais sustentáveis, articulação com mercados privados entre outras atividades demandas pelos gestores ao longo do período de atuação do Programa Mais Gestão.

Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana – APAF-Sana

773634e2-c3da-46da-88ad-820a65b75ae3.jpg
IMG-20200716-WA0070.jpg

Com sede no Sana, em Macaé/RJ o empreendimento reúne 40 associados numa área de potencial interesse turístico do município. Os produtores têm como principal fonte de renda a produção de banana e hortaliças e grande parte da produção oriunda da região é agroecológica, contando ainda com alguns produtores orgânicos certificados. A equipe do Programa Mais Gestão deu suporte na organização e gestão interna e de comercialização do empreendimento e ampliou a participação da associação nos mercados institucionais, elaborando projetos de compra para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Os principais mercados da APAF-Sana são os institucionais públicos, daí a importância das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar.

Associação dos Produtores Rurais de Saquarema – APROSA

APROSA_2019_10_04_Meta_10205 (repactuação e planejamento).jpeg
WhatsApp Image 2019-07-05 at 11.01.09.jpeg

A APROSA é uma das instituições mais antigas atendidas pela Cultiva. Fundada em abril de 1989, a APROSA atualmente conta com 20 associados. A associação ficou inativada por um longo período. Porém, em 2018, um novo grupo de produtores assumiu a associação com o compromisso de resgatar o propósito para o qual foi criada. Historicamente, tem sua atividade produtiva comercial baseada na produção de banana. Contudo, seus associados produzem outros tantos produtos. Hoje a APROSA consegue vender parte de sua produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município de Saquarema. Além da banana, também comercializam o aipim. Pare do grupo de associados também são certificados como Produtores Orgânicos pelo Sistema Participativo de Garantia, onde participam de feiras orgânicas. Hoje, também planejam o processamento de produtos como forma de agregação de valor.

Associação dos Produtores de Mandioca e Fabricantes de Farinha de Mandioca de Travessão de Barra - APROFAR

20200825_091017.jpg
20200825_091308.jpg

A APROFAR é uma das instituições mais nova atendida pela Cultiva. Fundada em março de 2017, a APROFAR atualmente conta com 22 associados. A associação caracteriza pela produção de mandioca e derivados, principalmente a farinha. Sua capacidade produtiva atual, são de 2 mil toneladas por mês de farinha. A tendência é aumentar essa produção devidos aos investimentos que estão programados para os próximos anos. A APROFAR está localizada no município de São Francisco de Itabapoana, na região Norte do Rio de Janeiro. O município tem grande destaque na produção de farinha no estado, sendo inclusive reconhecida pelo seu sabor diferenciado. Essa característica deu início a um estudo para caracterizar a farinha do município como uma Indicação Geográfica, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. A Cultiva conseguiu articular junto a EMBRAPA e UENF uma pesquisa para identificar os genótipos de mandioca que melhor se adaptam no município para a produção de farinha. A pesquisa está em andamento.

Associação dos Produtores Orgânicos do Extremo Noroeste Fluminense - APROENF- Varre-Sai

WhatsApp Image 2021-09-21 at 11.46.00 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-09-21 at 11.45.58.jpeg

Situada no município de Varre-Sai- RJ, região Noroeste do Rio de Janeiro, a Associação conta com 20 associados em seu quadro. Produzem de forma diversificada produtos orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura, que atendem principalmente o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, e também alguns produtores vendem suas frutas, hortaliças e leguminosas em feiras livres dos municípios da região. A equipe do Programa Mais Gestão ao longo do atendimento buscou auxiliar a associação no que tange a organização e gestão interna, comercialização, e ampliou a participação da associação nos mercados institucionais, promovendo um planejamento produtivo de seus produtos e elaborando projetos de compra para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB.

  • Whatsapp
bottom of page